Natação

Duas medalhas nos Europeus de Natação

Portugal despediu-se dos Europeus Aquáticos com duas medalhas históricas em natação pura, destacando-se nas finais em Belgrado. A um mês dos Jogos Olímpicos Paris 2024, muitos atletas, incluindo Diogo Ribeiro, optaram por não competir. Camila Rebelo (na foto), única portuguesa com mínimos olímpicos, conquistou o primeiro ouro para Portugal nos 200 metros costas com um recorde nacional. Francisca Martins ganhou bronze nos 400 metros livres e quase subiu ao pódio nos 800 metros livres. Gabriel Lopes foi sexto nos 200 metros estilos e Ana Pinho Rodrigues sétima nos 50 metros bruços. O desempenho português foi notável e histórico.

Ana Pinho Rodrigues na final dos 50m Bruços

A nadadora portuguesa Ana Pinho Rodrigues qualificou-se para as meias-finais dos 50 metros bruços dos Europeus, com o segundo melhor tempo das eliminatórias, aproximando-se do seu recorde nacional
Na sua terceira prova em Belgrado, depois de ter chegado às meias-finais nos 100 metros bruços e sido eliminada nas eliminatórias dos 50 livres, Ana Pinho Rodrigues conseguiu o segundo melhor tempo das eliminatórias, com 30,90 segundos, a 17 milésimos do seu recorde nacional.
A nadadora da Escola Desportiva de Viana disse estar "contente por ter baixado dos 31 [segundos] de manhã", o que "é bastante positivo. É sinal de que estamos a trabalhar bem. Só houve pormenores que não correram bem até agora. Mas a prova mais importante é esta".
As meias-finais dos 50 metros bruços disputam-se este Sábado pelas 18 horas, com as duas primeiras de cada série, mais os restantes quatro melhores tempos, a seguirem para a final de domingo, às 18h30.